Artículos

Celebração do 32º Aniversário do Martírio de Irmã Cleusa

 

 

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Prelazia de Lábrea, Amazonas,  celebrou a memória do 32º aniversário do assassinato de Irmã Cleusa com grande expressão de fé, uma vez que sua lembrança  é muito significativa para as pessoas, pois elas  não esquecem seu jeito de ser, sua humildade e zelo na atenção aos mais necessitados, bem como o seu testemunho de entrega e doação total pelo qual, muitas vezes na simplicidade de uma devoção popular, a veneram como santa do povo. 

 

Houve a  celebração de um  tríduo de oração, nos três setores da paróquia, nos dias 25 e 26 de abril. No dia 27 concentraram-se todos na quadra da Escola Santa Rita, para celebrar a última noite.  Em seguida realizou-se um sarau de apresentações em homenagem a Irmã Cleusa, com muitas expressões artísticas como: exposição de arte, teatro, música e dança.

 

É importante destacar: o envolvimento das comunidades que dinamizaram e enriqueceram esses momentos celebrativos a partir de suas realidades; o trabalho dos professores e funcionários do colégio Santa Rita que estão de parabéns pela confecção de grandes painéis artísticos com letreiros sobre a biografia de Irmã Cleusa;  a encenação da sua história  de vida; o teatro de sombras;  a coreografia da música “Missão Sacrificada”; a apresentação do coral; a exposição de Elias Souza cantando a música de sua autoria “Tributo à Irmã Cleusa”, acompanhado de sua esposa Júlia Galvão e da banda musical de adolescentes da comunidade São José; a dedicação e zelo do grupo de dança do boi brilhoso da rua Doutor Jordeval que homenageou a Irmã Cleusa com grande riqueza de detalhes a partir da música “Missão Sacrificada” em “ritmo de boi” regional

 

No dia 28 de abril, data em que se celebra o assassinato de Irmã Cleusa realizou-se a 32ª Caminhada de Oração em sua memória com grande participação das comunidades. A celebração iniciou na catedral e seguiu em  caminhada rumo à Igreja Nossa Senhora de Fátima onde se encontra seu túmulo. Durante o percurso  refletiu-se o tema: “O Amor de Irmã Cleusa”, texto de Marcelo Viana inspirado na missão de Irmã Cleusa. Em cada uma das três paradas houve as seguintes reflexões: Irmã Cleusa e a educação; Irmã Cleusa e os hansenianos e idosos;  e, Irmã Cleusa e os indígenas,  a partir de contribuições do poeta e escritor Elias Souza e Hoadson Leonardo, do Conselho Indigenista Missionário.

 

A Santa Missa na Igreja de Fátima foi marcada por dinâmicas emocionantes que ajudaram a melhor celebrar, em sintonia com a realidade amazônica, mergulhados no testemunho de Irmã Cleusa. Após a comunhão houve duas lindas homenagens, entre elas a apresentação da música inédita de Elias Souza intitulada “O eco Missionário de Irmã Cleusa”. Encerrando, houve a  partilha de sopa para todos os presentes oferecida pelas Irmãs  Missionárias Agostinianas Recoletas  

 

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA

 

 

  • 32cleu-6
  • 32cleu-9
  • cleu32-1
  • 32cleu-5
  • 32cleu-4
  • 32cleu-7
  • 32cleu-10
  • 32cleu-8
  • 32cleu-2
  • 32cleu-3
 

Sobre las MAR

Carisma

Símbolos

Vidas que iluminan

Nace

Evoluciona

Permanece

Personajes

Provincias

Pastoral Vocacional

FRAMAR

 

Aquí estamos

España

Ecuador

México

China

Colombia

Perú

Brasil

Argentina

Venezuela

Cuba

 

Misioneras Agustinas Recoletas M.A.R 
C/. San José, 34 Barrio de La Fortuna. Leganés. 
Madrid, España.

Copyright © 2016 - Misioneras Agustinas Recoletas - Hecho con ♥ por I-tech Advice